Para o ensino com o computador na educação são necessários basicamente quatro ingredientes: o computador é claro, o software educativo, o professor capacitado para usar o computador como meio educacional e o aluno. Todos eles têm igual importância, afinal, sem o professor não há educação, sem o aluno não há ensino, sem o computador, não há informática educativa, e sem o software educativo, vira aula de informática. Um ponto que pode levar a uma análise profunda, até mesmo virar assunto para TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso em graduações ou pós-graduações) é o uso adequado dos computadores nas escolas. Um gama de estabelecimentos de ensino, tanto da rede oficial como das particulares, adotaram os computadores como forma de” sair na frente” e se tornar formadores oficiais de escolas informatizadas. Uma competição, que sem um professor capacitado e com uma infraestrutura organizacional de fundo, pode levar ao fracasso escolar.
Mas como o processo vem sendo feito é que merece uma discussão mais apurada. Certamente o enfoque que merece destaque é a maneira como o computador é usado nos ambiente de aprendizagem. Como o ensino pelo computador contribui para que o aluno, através da máquina, possa adquirir conceitos sobre praticamente qualquer domínio. Entretanto, a abordagem pedagógica de como isso acontece é bastante variada.
Para ajudar um pouco na discussão sobre o assunto vale a pena ler a matéria publicada na
REVISTA ÉPOCA: “A lição digital” >>
REVISTA ÉPOCA: “A lição digital” >>
Abraços, Angela dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário