Educação como pano de fundo!

Sociologicamente a educação deveria estar entre as prioridades nas políticas públicas. Deveria ser o pano de fundo em todas as sociedades. As diferentes culturas, como as indígenas, por exemplo, tratam a educação de suas crianças e jovens com muita seriedade. Trata-se de preservar a própria sociedade indígena. Por que nas sociedades como a brasileira (que tenta incluir as diferenças) ainda está em passos de tartaruga e só apostando na educação quando os jornais noticiam fracassos e fiascos da educação? Precisamos virar notícia para termos uma política educativa de qualidade? Ainda aguardo a inclusão digital da educação nesses primeiros anos do novo século.

“Jogo da memória de animais”




Nome: Angela dos Santos Araújo

Professora: Secretaria Municipal de Educação
Formação: Bacharel em Tecnologia e Processamento de Dados-UNIVERCIDADE
Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais- UFF
Especialização: Educação com Aplicação da Informática-EDAI_UERJ
Tema: Animais
Faixa etária:
 4 e 5 anos
 “Jogo da memória de animais”
Justificativa:
O Tema em questão pretende levar o aluno de forma lúdica ao estudo dos animais domésticos comparando-os com os que não podem viver junto ao homem, os ditos “selvagens”. Assim espera-se que o aluno possa:
Preocupar-se com a preservação da natureza;tenha
Interessar-se pelo estudo buscando novas informações relacionadas ao tema;
Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;
Classificar diferentes animais pelas suas características(Diferenças e semelhanças);
Construir um espírito de cidadão preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais;
Organizar- se de forma coerente os pensamentos em relação ao habitat de cada animal;
Reconhecer o alimento necessário ou preferido de vários animais;
Identificar como vivem os animais.

Objetivos :
Divertir-se com o jogo da memória
Compartilhar de um mesmo jogo com o grupo de colegas
Conhecer as regras do jogo da memória
 Saber as características dos animais
Descrever cada um dos animais do jogo
Definir de diversos animais suas principais características;
Diferenciar as características exteriores dos animais: pelo, pena, escamas, etc;
Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade(locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);

Conteúdo:
A família e os bichos de estimação
Tempo previsto:
2 semanas
Materiais necessários:
Pares de cartões com os desenhos dos animais
Cartolina ou papel mais resistente
Plástico adesivado para encapar
Desenvolvimento das atividades: 
Rodinha: Conversa informal sobre animais. Perguntar aos alunos quem tem algum animal de estimação.
Assistir ao vídeo “Um coelho de Verdade- Turma da Mônica”. 
Introduza a discussão perguntando:  Vocês conhecem os animais que apareceram no vídeo? Podemos criar em casa qualquer tipo de animal? Um leão, por exemplo.
Faça um levantamento do que sabem a respeito. 

Perguntas desafios:
O QUE JÁ SABEMOS SOBRE ANIMAIS
O QUE QUEREMOS DESCOBRIR SOBRE ANIMAIS
O QUE APRENDEMOS SOBRE ANIMAIS

Planeje o estudo de cada um dos animais num mês diferente: coelho (páscoa), cachorro, pato, gato, peixe, etc.
Solicite às crianças que tragam material de pesquisa para descobrir informações sobre os animais.
Buscar na Internet informações sobre estes animais que complementem as pesquisas.
Pesquisar a história de cada animal do interesse do grupo;
Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
Usar diferentes fontes de informação e relacioná-las;
Selecionar alguns tipos de animais para pesquisa;
Classificar animais;
Desenvolver atividades lúdicas;
Desenvolver atividades matemáticas;
Montar jogos, tabelas e gráficos;
Elaborar cartazes, álbuns, painéis, bonecos;
Formular questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal;
Registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras;
Associar escrita de nomes , letras e textos;
Contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinados animais;

Material didático/ recursos:
Livros didáticos e para didáticos;
CDs/ som
Televisão/filmes
Sucatas
Papéis diversos
Internet/computador/softwares
Folhas xerocadas
Tintas e pincéis
Lápis coloridos e giz de cera
Hidrocor
Máquina fotográfica
Painéis
Vídeo
Revista/ jornais
Livros de literatura infantil
Cola
Tesoura
Lixas d`água
Espelho
Fichas, figuras

Avaliação :
Considera- se alguns instrumentos de avaliação:
Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.
Reconta, resume e explica o que foi aprendido a partir das leituras.
Têm clareza ao explicitar suas idéias.
Faz uso adequado da oralidade para explicar o que aprendeu e se consegue transmitir as informações de maneira objetiva e articulada, demonstrando domínio do conteúdo.
Faz uso dos cartazes e outros recursos visuais como recurso para suas explicações.

Referências:

Animal: Guia WEB. http://www.animalguiaweb.com.br/artigos/art_criancas.asp Acessado em: 27/03/2011.
Google: Animais, Animais de estimação, Animais Selvagens. Acessado em: 27/03/2011.
Animais de Estimação: Mingau Digital. http://www.mingaudigital.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=128 Acessado em: 27/03/2011.
Vídeo: Youtube. “Um coelho de Verdade”. http://www.youtube.com/watch?v=Z2TqaBdhkWY Acessado em: 27/03/2011.

                                                                      Recorte e monte:
                                                                    
                                                                       Recorte e monte:








Assista ao Vídeo: Clique na Imagem