Introdução:
Como se tornar um profissional “antenado”, “conectado”, “afinado”,
“competente”, “interessado”, e, por que não, “um quase especialista” em seu
trabalho nos tempos atuais?
Objetivos do “marketing” profissional:
Orientar, incentivar e colaborar para maior utilização das Novas
Tecnologias da Informação e Cominicação (NTIC’s) no trabalho do professor e dar
visibilidade ao trabalho desenvolvido.
Intensificar o trabalho de incorporação das novas tecnologias no
universo escolar melhorando a qualidade do ensino e da aprendizagem.
Desenvolvendo as ações:
Primeiro, deveremos procurar desenvolver o nosso “marketing” pessoal
através da busca de algumas características e desenvolver, com esforço e
determinação, os seguintes passos:
1-
Você deve gostar e ter
facilidade em trabalhar com as novas tecnologias que estão invadindo a nossa
sociedade. Deve procurar ver em cada tecnologia escolhida o que de educatvo ela
possui, ou, inovar dando à essa ferramenta um perfil educativo. Exemplo: um
celular pode se tornar um gravador para uma entrevista;
2-
Procurar formar de se comunicar de forma
interativa com os demais colegas professores e procurar desenvolver com os
mesmos uma espécie de parceria para troca de conhecimentos, como se fosse um
fórum de discussão de conhecimentos, visando uma formação continuada;
3-
Se você não possuir
domínio do uso da internet, incluindo as redes sociais e informática básica,
este é o momento certo para começar. (Existem muitos tutoriais, apostilas na
internet sobre o assunto – e diversos livros também);
4-
Se você não possui um
e_mail á é tempo de fazer um. Mas isso não é suficiente. Você deve ler
assiduamente os seus emails para estar atualiazado em suas informações. Essa é
uma excelente forma de se manter em contato constante com os seus pares e com
os canais de comunicação diariamente;
5-
Você já parou para pensar se atua de forma colaborativa e proativa
dentro do seu ambiente escolar? A palavra “colaborativa” não encontra uma
definição precisa, mas vem a ser a característica de ações como o trabalhar em
comum com outros em um mesmo projeto ou trabalho. Para atender as demandas da
nova sociedade “o profissional precisa ser multi-disciplinar, multi-tarefa,
multi-cultural e multi-outros"[1].
A principal característica de umprofissional proativo é se antecipar às
situações. Possui conhecimentos sobre sua área ação, tem conhecimento de como
seus colegas trabalham e aproveita, assim, para adquirir experiências com eles.
A falta de tempo não faz parte de seu vocabulário, ele FAZ O SEU TEMPO acontecer. Assim, o profissional proativo
procura, em diferentes situações, adquirir o máximo de conhecimento de causa, muitas
vezes até mesmo inconscientemente, e assim pode antecipar-se aos fatos e
encontrar a solução antes do problema se estabelecer.
6-
Você conhece e sabe
como está a implantação das Novas Tecnologias da Comunicação e Informação em
seu ambiente de trabalho? Você conhece e sabe das facilidades que a mesma vem
oferecendo para a sua escola? Caso afirmativo vá para o passo segunte. Se não,
procure conhecer AGORA;
7-
Se você está predisposto
a ser um multiplicador, dentro da sua unidade escolar, dos projetos da
Subsecretaria de Novas Tecnologias
Educacionais como, por exemplo, TransformAção 3.0, Educopédia, Alunos
Embaixadores, Rioeduca, Escola 3.0 e outros que venham a ser implantados pela Subsecretaria Municipal de Educação (dentro
do município do Rio de Janeiro)?
Conclusão:
Se você resolveu desenvolver esse MARKETING pessoal e apostar em
ser um BOM PROFESSOR se prepare para a ação disponibilizando umas 2h à 3h
semanais, fora do seu horário de trabalho, para se “dinamizar”. Então mãos à
obra e Boa Sorte!
Abraços, Angela dos Santos Araújo
[1]
Encontrado no seguinte endereço eletrônico: http://usabilidoido.com.br/a_importancia_da_colaboracao_na_web_20.html
Acesso em 22/04/2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário