Educação como pano de fundo!

Sociologicamente a educação deveria estar entre as prioridades nas políticas públicas. Deveria ser o pano de fundo em todas as sociedades. As diferentes culturas, como as indígenas, por exemplo, tratam a educação de suas crianças e jovens com muita seriedade. Trata-se de preservar a própria sociedade indígena. Por que nas sociedades como a brasileira (que tenta incluir as diferenças) ainda está em passos de tartaruga e só apostando na educação quando os jornais noticiam fracassos e fiascos da educação? Precisamos virar notícia para termos uma política educativa de qualidade? Ainda aguardo a inclusão digital da educação nesses primeiros anos do novo século.

domingo, 22 de abril de 2012

“CARACTERÍSTICAS DE UM BOM PROFESSOR” CONSTRUINDO O SEU MARKETING PROFISSIONAL!



Introdução:
Como se tornar um profissional “antenado”, “conectado”, “afinado”, “competente”, “interessado”, e, por que não, “um quase especialista” em seu trabalho nos tempos atuais?
Objetivos do “marketing” profissional:
Orientar, incentivar e colaborar para maior utilização das Novas Tecnologias da Informação e Cominicação (NTIC’s) no trabalho do professor e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido.
Intensificar o trabalho de incorporação das novas tecnologias no universo escolar melhorando a qualidade do ensino e da aprendizagem.

Desenvolvendo as ações:
Primeiro, deveremos procurar desenvolver o nosso “marketing” pessoal através da busca de algumas características e desenvolver, com esforço e determinação, os seguintes passos:
1-    Você deve gostar e ter facilidade em trabalhar com as novas tecnologias que estão invadindo a nossa sociedade. Deve procurar ver em cada tecnologia escolhida o que de educatvo ela possui, ou, inovar dando à essa ferramenta um perfil educativo. Exemplo: um celular pode se tornar um gravador para uma entrevista;
2-    Procurar formar de se comunicar de forma interativa com os demais colegas professores e procurar desenvolver com os mesmos uma espécie de parceria para troca de conhecimentos, como se fosse um fórum de discussão de conhecimentos, visando uma formação continuada;
3-   Se você não possuir domínio do uso da internet, incluindo as redes sociais e informática básica, este é o momento certo para começar. (Existem muitos tutoriais, apostilas na internet sobre o assunto – e diversos livros também);
4-   Se você não possui um e_mail á é tempo de fazer um. Mas isso não é suficiente. Você deve ler assiduamente os seus emails para estar atualiazado em suas informações. Essa é uma excelente forma de se manter em contato constante com os seus pares e com os canais de comunicação diariamente;
5-   Você já parou para pensar se atua de forma colaborativa e proativa dentro do seu ambiente escolar? A palavra “colaborativa” não encontra uma definição precisa, mas vem a ser a característica de ações como o trabalhar em comum com outros em um mesmo projeto ou trabalho. Para atender as demandas da nova sociedade “o profissional precisa ser multi-disciplinar, multi-tarefa, multi-cultural e multi-outros"[1]. A principal característica de umprofissional proativo é se antecipar às situações. Possui conhecimentos sobre sua área ação, tem conhecimento de como seus colegas trabalham e aproveita, assim, para adquirir experiências com eles. A falta de tempo não faz parte de seu vocabulário, ele FAZ O SEU TEMPO acontecer. Assim, o profissional proativo procura, em diferentes situações, adquirir o máximo de conhecimento de causa, muitas vezes até mesmo inconscientemente, e assim pode antecipar-se aos fatos e encontrar a solução antes do problema se estabelecer.
6-   Você conhece e sabe como está a implantação das Novas Tecnologias da Comunicação e Informação em seu ambiente de trabalho? Você conhece e sabe das facilidades que a mesma vem oferecendo para a sua escola? Caso afirmativo vá para o passo segunte. Se não, procure conhecer AGORA;
7-   Se você está predisposto a ser um multiplicador, dentro da sua unidade escolar, dos projetos da Subsecretaria de Novas Tecnologias  Educacionais como, por exemplo, TransformAção 3.0, Educopédia, Alunos Embaixadores, Rioeduca, Escola 3.0 e outros que venham a ser implantados pela  Subsecretaria Municipal de Educação (dentro do município do Rio de Janeiro)?

Conclusão:
Se você resolveu desenvolver esse MARKETING pessoal e apostar em ser um BOM PROFESSOR se prepare para a ação disponibilizando umas 2h à 3h semanais, fora do seu horário de trabalho, para se “dinamizar”. Então mãos à obra e Boa Sorte!
Abraços, Angela dos Santos Araújo


[1] Encontrado no seguinte endereço eletrônico: http://usabilidoido.com.br/a_importancia_da_colaboracao_na_web_20.html Acesso em 22/04/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário