Educação como pano de fundo!

Sociologicamente a educação deveria estar entre as prioridades nas políticas públicas. Deveria ser o pano de fundo em todas as sociedades. As diferentes culturas, como as indígenas, por exemplo, tratam a educação de suas crianças e jovens com muita seriedade. Trata-se de preservar a própria sociedade indígena. Por que nas sociedades como a brasileira (que tenta incluir as diferenças) ainda está em passos de tartaruga e só apostando na educação quando os jornais noticiam fracassos e fiascos da educação? Precisamos virar notícia para termos uma política educativa de qualidade? Ainda aguardo a inclusão digital da educação nesses primeiros anos do novo século.

sábado, 7 de abril de 2012

Tempos Modernos versus Educação à Distância


A invenção do livro e de outros instrumentos, como a televisão e o rádio foram adotados pelo homem ao ensino. Nenhum deles nasceu de uma necessidade implícita da educação, mas uma vez inventados, tornaram-se indispensáveis. Até bem pouco tempo, o rádio era instrumento privilegiado para a educação de grandes massas da população que ainda não tinham recursos para comprar o aparelho de televisão.
Porém a introdução desses recursos não se deu com fácil aceitação. Sempre houve e haverá resistência ao novo, ao desconhecido.
Quase sempre o que se está em debate não é apenas o instrumento, mas também a forma de como empregá-lo. Outro ponto de resistência é o domínio sobre o recurso. Saber como, para quê e por que usa-lo.

Todo ensino deve ser embasado em uma postura filosófica que lhe direcione par não se perder entre os meios e os fins. Será o computador um fim ou meio? Se for um fim, a formação de uma sociedade automata, automatizada será o produto final, mas se for encarada como um meio, que é o que os educadores de senso esperam, trarão ao infinito as potencialidades que tentamos não desenvolver, pois não se desenvolve o que não existe, mas sim, despertar, as inúmeras potencialidades do educando.
A história da Informática educativa em nosso país mostra que recursos como: TVs, videocassete, retroprojetor, etc. eram vistos como tendo um caráter racionalizador e propulsor do aumento de produtividade, em uma concepção d escola como tendo o funcionamento fabril, como no filme "Tempos Modernos", onde os instrumentos, máquinas, se destacam em detrimento dos sujeitos do processo de ensino aprendizagem. A supervalorização instrumental, reflexo de políticas que não alcançavam a raiz dos problemas que a educação vivia, terminou, apenas, por tornar mais operativo o mesmo modelo tradicional vigente e criar entre muitos educadores um sentimento de descrédito em relação à introdução de tecnologias no processo educativo.
É necessário saber diferenciar os três grandes tipos de utilização do computador na educação:
Educação administrada (gerenciada);
Educação sobre computador: desenvolve habilidades intelectuais necessárias ao domínio de um tipo determinado de linguagem e de lógica além de instrumentalizar os alunos para o uso da informática, ferramenta indispensável a qualquer ramo de atividade profissional a ser exercida posteriormente;
Educação ( própriamente dita) através do computador;
Os principais ataques feitos ao ensino através do computador estão calcados em dois pontos fundamentais:
1.   O primeiro prende-se à passividade e automação do aluno frente à máquina. Os programas são vistos como repetitivos e fragmentados, favorecendo apenas a u tipo de aprendizagem: passiva e mecânica. Além disso, mesmo que o programa permitisse a interferência do aluno, o fato de que todas as alternativas de ação precisariam estar previstas, levaria ao fechamento do universo dos possíveis caminhos a serem trilhados;
2.   O segundo ponto liga-se a temática da substituição do homem pela máquina, quando prevê a possibilidade de se dispensar a figura do professor, cabendo ao computador todas as tarefas ligadas ao ato de ensinar;

Achamos o segundo ponto inadmissível, porém não impossível de tornar-se realidade se houver bom-senso do professor e racionalidade no uso do computador e dos programas usados, o computador será não só objeto auxiliar no estudo, mas também fator de desenvolvimento do saber.

Assim a educação será eficaz.
Angela dos Santos Araújo

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