Educação como pano de fundo!

Sociologicamente a educação deveria estar entre as prioridades nas políticas públicas. Deveria ser o pano de fundo em todas as sociedades. As diferentes culturas, como as indígenas, por exemplo, tratam a educação de suas crianças e jovens com muita seriedade. Trata-se de preservar a própria sociedade indígena. Por que nas sociedades como a brasileira (que tenta incluir as diferenças) ainda está em passos de tartaruga e só apostando na educação quando os jornais noticiam fracassos e fiascos da educação? Precisamos virar notícia para termos uma política educativa de qualidade? Ainda aguardo a inclusão digital da educação nesses primeiros anos do novo século.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Linguagem da Mídia Impressa: escrita e visual



A partir de estudos teóricos e práticos da relação entre a linguagem escrita e a visual ou do texto e da imagem, desde a invenção da imprensa até o início do século 20,  a "Linguagem da Mídia Impressa: escrita e visual" tem destacado a origem das artes gráficas e as suas principais características no planejamento visual de material impresso.
O tema faz parte do esforço de garantir acesso e domínio das linguagens de informação e comunicação a educadores e educandos de escolas públicas brasileiras, como base para a melhoria na qualidade dos processos de ensino e aprendizagem e construção da cidadania. Busca-se a incorporação, diversificação e integração de linguagens, suportes e meios de comunicação, a leitura crítica, a mediação pedagógica, o estímulo à autoria em diferentes mídias, novas competências, novos olhares e novos saberes sobre as mídias, novas possibilidades de expressão, autonomia e criatividade no ensinar e no aprender. Aborda, como tema principal, a programação visual de páginas impressas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário