A Educação à Distância (EAD) vem se tornando, ao longo dos últimos anos uma discussão fundamental para quem está refletindo sobre os rumos da educação numa sociedade cada vez mais interconectada por redes de tecnologia digital. São inúmeros os cursos à distância que são criados e difundidos diariamente, no mundo inteiro, utilizando a Internet ou sistemas de rede similares como suporte da comunicação pedagógica. Desde cursos informais de culinária, tai chi chu an ou eletrônica básica, até cursos de graduação e pós-graduação, nas diversas áreas do conhecimento. Por outro lado, vemos o desenvolvimento acelerado de softwares e tecnologias de rede criados ou adaptados para servir a esse mercado em expansão. E as escolas de Ensino Fundamental das redes públicas? Estão acompanhando esse movimento? Até que ponto interessa ao professor o assunto “Educação a Distância”? Substituição do professor pela máquina?
Bem esse é um processo de transformação no cenário educacional, de amplitudes ainda desconhecidas, que necessita ser analisado e discutido. Pouco a pouco, percebe-se que as políticas públicas educacionais, em praticamente todos países ocidentais, já começam a definir posicionamentos mais claros e detalhados sobre o assunto, incentivando muitas vezes o surgimento de programas de Educação a Distância (EAD) de portes nacionais, assim como introduzindo limites e(Educação à Distância) regras para os mesmos. Mas antes de entrarmos nessa discussão: Você sabe o que á EAD?
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