O Ensino a Distância com a difusão das tecnologias de comunicação em rede, começa a se modificar, visto que as possibilidades de acesso a informações e conhecimentos sistematizados, assim como as interações entre diferentes sujeitos educacionais ampliaram-se significativamente. Além do fato de que a chamada revolução digital tem transformado e ressignificado boa parte dos sistemas de organização social, incluindo as formas de ser, estar, sentir e se comunicar do homem urbano no mundo contemporâneo, o que traz profundas consequências para o domínio do conhecimento.
Todo esse processo torna necessário que ampliemos o próprio conceito de EAD.
Trata-se de conceber a educação em geral, e não apenas um setor especializado da mesma, a partir da mediação das tecnologias de comunicação em rede, já presentes na sociedade atual.
E a quem cabe desempenhar o papel de elemento articulador e facilitador da aprendizagem? Nenhum autodidatismo pode substituir em sua totalidade a figura do professor. Mas me refiro ao professor, que em sua humildade acadêmica, reconhece o brilhantismo do aluno autodidata, mas fica de lado norteando os passos do aluno para que ele não se perca da linha do ensino em questão. Resumindo: Ninguém pode substituir o verdadeiro conhecimento e esse , que o possui, é o verdadeiro professor. O que está sempre se atualizando, estudando e reconhecendo que não é o detentor absoluto do saber!
Nenhum comentário:
Postar um comentário