(Clique na imagem e acesse o Objeto de Aprendizagem de História)
Para que uma instituição escolar introduza a informática, é preciso ter em primeiro lugar um projeto político pedagógico, onde serão discutidos os objetivos de sua utilização como ferramenta educativa e a escolha do software educativo que possa ser usado para ajudar a atingir mais fácil e eficientemente os objetivos educacionais, não deixando, portanto, que o computador se torne um brinquedo.
Sem uma perspectiva do que queremos ao usarmos aulas digitais ou OAs, cairemos na mesmice do quadro branco e do livro escolar, só que agora de forma mais sofisticada.
A escola precisa de professores capacitados e disponibilizados a encarar esse novo ícone que é a informática educativa sem medo de que algum dia seja substituído por computadores. É preciso então que haja uma integração entre o meio escolar e o corpo docente, desenvolvendo assim a sociabilidade dos alunos e a familiaridade dos professores com o mundo da tecnologia.
Um grande conhecimento da sua disciplina, sua filosofia e quais as correntes teóricas metodológicas que estão por trás de sua prática pedagógica é fundamental para “colorir” as aulas com esses recursos.
O grande desafio para a educação deste século é fazer com que a escola se sintonize com o Mundo Contemporâneo. Para isso será preciso muita observação, reflexão e debate, com urgência e presteza diante da velocidade com que a técnica e a tecnologia produzidas transformam em obsoletos os sistemas até então em vigor.
A Educopédia vem desenvolvendo Aulas Digitais para ajudar essa conexão: escolas públicas X educação de qualidade. O portal disponibiliza desde os planejamentos de aula por série, disciplina e tema, até o seu desenvolvimento passo a passo.
Acesse o portal: Clique na Imagem!
Próximo assunto: planejando uma aula digital.
Angela dos Santos Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário