Educação como pano de fundo!

Sociologicamente a educação deveria estar entre as prioridades nas políticas públicas. Deveria ser o pano de fundo em todas as sociedades. As diferentes culturas, como as indígenas, por exemplo, tratam a educação de suas crianças e jovens com muita seriedade. Trata-se de preservar a própria sociedade indígena. Por que nas sociedades como a brasileira (que tenta incluir as diferenças) ainda está em passos de tartaruga e só apostando na educação quando os jornais noticiam fracassos e fiascos da educação? Precisamos virar notícia para termos uma política educativa de qualidade? Ainda aguardo a inclusão digital da educação nesses primeiros anos do novo século.

domingo, 11 de março de 2012

Como usar Objetos de Aprendizagem(OAs) e Aulas digitais nas escolas?

(Clique na imagem e acesse o Objeto de Aprendizagem de História)

Para que uma instituição escolar introduza a informática, é preciso ter em primeiro lugar um projeto político pedagógico, onde serão discutidos os objetivos de sua utilização como ferramenta educativa e a escolha do software educativo que possa ser usado para ajudar a atingir mais fácil e eficientemente os objetivos educacionais, não deixando, portanto, que o computador se torne um brinquedo.
Sem uma perspectiva do que queremos ao usarmos aulas digitais ou OAs, cairemos na mesmice do quadro branco e do livro escolar, só que agora de forma mais sofisticada.
A escola precisa de professores capacitados e disponibilizados a encarar esse novo ícone que é a informática educativa sem medo de que algum dia seja substituído por computadores. É preciso então que haja uma integração entre o meio escolar e o corpo docente, desenvolvendo assim a sociabilidade dos alunos e a familiaridade dos professores com o mundo da tecnologia.
Um grande conhecimento da sua disciplina, sua filosofia e quais as correntes teóricas metodológicas que estão por trás de sua prática pedagógica é fundamental para “colorir” as aulas com esses recursos.
O grande desafio para a educação deste século é fazer com que a escola se sintonize com o Mundo Contemporâneo. Para isso será preciso muita observação, reflexão e debate, com urgência e presteza diante da velocidade com que a técnica e a tecnologia produzidas transformam em obsoletos os sistemas até então em vigor.
A Educopédia vem desenvolvendo Aulas Digitais para ajudar essa conexão: escolas públicas X educação de qualidade. O portal disponibiliza desde os planejamentos de aula por série, disciplina e tema, até o seu desenvolvimento passo a passo. 
Acesse o portal: Clique na Imagem!

Próximo assunto: planejando uma aula digital.
Angela dos Santos Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário