Educação como pano de fundo!

Sociologicamente a educação deveria estar entre as prioridades nas políticas públicas. Deveria ser o pano de fundo em todas as sociedades. As diferentes culturas, como as indígenas, por exemplo, tratam a educação de suas crianças e jovens com muita seriedade. Trata-se de preservar a própria sociedade indígena. Por que nas sociedades como a brasileira (que tenta incluir as diferenças) ainda está em passos de tartaruga e só apostando na educação quando os jornais noticiam fracassos e fiascos da educação? Precisamos virar notícia para termos uma política educativa de qualidade? Ainda aguardo a inclusão digital da educação nesses primeiros anos do novo século.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Por que montar um projeto político pedagógico com o uso do computador?

As mentalidades e as práticas sociais e humanas estão se transformando. E para o início do século teremos um avanço tecnológico importante que irá ampliar o valor da informação, concretizando a passagem da sociedade industrializada para a sociedade da informação.
          Como a educação do futuro poderá prepara o indivíduo para integra-se no seu contexto universal, se a vida não é uma fatalidade previsível de ser modelada, ao contrário, é desafiadora, com um sem número variável e de mudanças, com transformações carregadas de ambigüidades e de incertezas, nem o homem uma  massa passível de ser modelada, porém, um ser que a cada dia se vê diferente do que era, um ser que precisa ser mutatis mutantis para se ajustar e sobreviver no meio em que vive.
          A aplicação da Informática na educação é uma realidade que já se faz sentir em alguns núcleos educacionais, mas faz-se necessário e preciso, ampliar este universo para a nossa sociedade globalizada. Porém, é necessário estabelecer o como fazê-lo.
Angela dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário