Educação como pano de fundo!

Sociologicamente a educação deveria estar entre as prioridades nas políticas públicas. Deveria ser o pano de fundo em todas as sociedades. As diferentes culturas, como as indígenas, por exemplo, tratam a educação de suas crianças e jovens com muita seriedade. Trata-se de preservar a própria sociedade indígena. Por que nas sociedades como a brasileira (que tenta incluir as diferenças) ainda está em passos de tartaruga e só apostando na educação quando os jornais noticiam fracassos e fiascos da educação? Precisamos virar notícia para termos uma política educativa de qualidade? Ainda aguardo a inclusão digital da educação nesses primeiros anos do novo século.

sábado, 17 de março de 2012

Planejando uma aula digital: Você está preparado?

Antes de começarmos a pensar no planejamento de "aulas digitais" vamos ver até que ponto você está preparado para o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação!
O professor é um elemento altamente estratégico na educação, mas, por outro lado, pode ser facilmente dispensável.
No primeiro caso, o seu papel é o de auxiliar os alunos a aprender e a selecionar melhor as suas alternativas de recursos de acesso à informação. Exemplo: internet, televisão, jornais, livros, revistas, etc.
No segundo caso, o professor precisará estar constantemente atualizado para não se tornar um elemento que possa ser substituído, ou até mesmo descartado.
Assim como o processo de conhecimento do aluno avança em série e graus de escolaridade, seus professores também devem ter uma especialização maior.  Como as informações e novos conhecimentos estão sendo construídos ou evoluindo o professor não pode deixar de estudar e estar à frente de seus alunos sendo o primeiro a apresentar as novas informações ou o primeiro a mostrar esse novo conhecimento.
Este fenômeno leva a uma alteração significativa no quadro de formação dos professores. Estes precisam de uma constante capacitação e a atualização em seus conhecimentos. Os professores que se recusarem a essa reciclagem poderão ser facilmente substituídos.
Assim, as mudanças que estão ocorrendo na educação e que precisam ser vivenciadas pelos alunos nas escolas passam pelo uso dos computadores, isto é, das Novas Tecnologias da Comunicação e Informação (NTIC’s), que, ao que tudo indica, parecem deter o potencial estratégico para levar em tempo real as mudanças pelas quais o mundo passa. E assim através delas o professor pode rapidamente passar aos alunos essas informações e conhecimentos, fazendo com que o lapso de tempo não exista mais na educação e a escola não se transforme em ”museus” de informações, ao contrário, ensine os alunos a enfrentarem a vida que está sendo vivida. O professor será um orientador de novas formas de ensino/aprendizagem, sendo aquele que intermediará as informações e os meios de acesso a essas informações que melhor satisfaçam às necessidades da turma naquele momento.
Porém, sistema educacional nenhum pode obrigar os professores a se reciclarem ou utilizarem essas NTIC’s. O seu uso será uma opção, uma decisão do professor frente aos seus novos rumos de trabalho e daquilo do que ele considera educação e do que ele considera ensino de qualidade.
Deverá responder perguntas como: o que eu preciso aprender sobre o assunto, até que ponto preciso estudar as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, qual o tipo de meio midiático é melhor para eu me comunicar com meus alunos e pares, qual o grau de conhecimento preciso adquirir com essas mídias, o que preciso mudar em mim mesmo para atender a esse perfil de profissional que interage com as NTIC’s, considero o assunto realmente importante para dedicar meu tempo nele, aprender sobre o tema vai melhorar meu desempenho como professor, minhas aulas ficarão melhores, usar as NTIC’s em sala tornarão meus alunos mais interessados e aprenderão mais e melhor, tenho a motivação pessoal necessária para isso, preciso aprender língua(s) estrangera(s), tenho a tolerância no convívio com essas mídias, tenho a persistência necessária para começar e terminar esses estudos,  já possuo uma visão interdisciplinar utilizando as NTIC's junto a minha disciplina?
Depois de respondidas essas e outras questões, que o professor julgar relevantes, ele poderá optar em usar ou não as NTIC’s em seu favor.
Abraços,  Angela dos Santos Araújo


Nenhum comentário:

Postar um comentário