Educação como pano de fundo!

Sociologicamente a educação deveria estar entre as prioridades nas políticas públicas. Deveria ser o pano de fundo em todas as sociedades. As diferentes culturas, como as indígenas, por exemplo, tratam a educação de suas crianças e jovens com muita seriedade. Trata-se de preservar a própria sociedade indígena. Por que nas sociedades como a brasileira (que tenta incluir as diferenças) ainda está em passos de tartaruga e só apostando na educação quando os jornais noticiam fracassos e fiascos da educação? Precisamos virar notícia para termos uma política educativa de qualidade? Ainda aguardo a inclusão digital da educação nesses primeiros anos do novo século.

sábado, 31 de março de 2012

"O Papel do Professor diante das Mudanças que estão ocorrendo – Ato 1"


As novas Tecnologias da Informação e da Comunicação estão transformando nossa maneira de nos comunicarmos, no trabalho, nas decisões, enfim, o homem está vivendo transformações que até bem pouco tempo eram temas para filmes de ficção científica. A Escola não pode ignorar o que se passa no mundo, senão a Escola se desqualificará.
Na escola de ensino fundamental, a informática geralmente não é proposta como uma disciplina a ser ensinada por si mesma, um conjunto de saberes e habilidades constituídos aos quais se atribuiria uma parte da carga horária. Isso porque as competências esperadas dos professores dessa etapa não são da ordem de uma "didática da informática".
Que espaço conceder às novas tecnologias quando não se visa a ensiná-las como tal? São eles simplesmente recursos, instrumentos de trabalho como o quadro-negro? Espera-se de seu uso uma forma de familiarização,transferível a outros contextos? Pode-se esperar que, ao utilizá-lo nesse âmbito, os alunos aprendam a fazê-lo em outros contextos. A escola tem dificuldades para atingir seus objetivos atuais, mesmo os mais fundamentais, como o domínio da leitura e do raciocínio.
Formar para as novas tecnologias é formar o julgamento, o senso crítico, o pensamento hipotético e dedutivo, as faculdades de observação e de pesquisa, a imaginação, a capacidade de memorizar e classificar, a leitura e a análise de textos e de imagens, a representação de redes, de procedimentos e de estratégias de comunicação.
A competência dos professores consiste sem dúvida, em utilizar os instrumentos multimídia já disponíveis, do DVD à animações ou a simulações mais sofisticadas. Os professores que sabem o que as novidades tecnológicas aportam, estando qualificados e embasados, podem decidir, com conhecimento de causa, dar-lhes um amplo espaço em sua classe, ou utilizá-las de modo bastante marginal. Em 5 ou 10 anos, as tecnologias terão evoluído ainda mais. Os especialistas da indústria praticam a "vigília tecnológica"; em outros termos, mantêm a atenção permanentemente voltada ao que se anuncia, para não se fecharem nos instrumentos de hoje. Melhor seria que os professores exercessem antes de tudo uma vigília cultural, sociológica, pedagógica e didática, para compreenderem do que será feita a escola de amanhã, seu público e seus programas. Se lhes resta um pouco de disponibilidade, uma abertura para o que se desenrola na cena das Novas Tecnologias em Informação e Comunicação NTIC's seria igualmente bem-vinda.

Abraços, Angela dos Santos Araújo

sábado, 17 de março de 2012

Planejando uma aula digital: Você está preparado?

Antes de começarmos a pensar no planejamento de "aulas digitais" vamos ver até que ponto você está preparado para o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação!
O professor é um elemento altamente estratégico na educação, mas, por outro lado, pode ser facilmente dispensável.
No primeiro caso, o seu papel é o de auxiliar os alunos a aprender e a selecionar melhor as suas alternativas de recursos de acesso à informação. Exemplo: internet, televisão, jornais, livros, revistas, etc.
No segundo caso, o professor precisará estar constantemente atualizado para não se tornar um elemento que possa ser substituído, ou até mesmo descartado.
Assim como o processo de conhecimento do aluno avança em série e graus de escolaridade, seus professores também devem ter uma especialização maior.  Como as informações e novos conhecimentos estão sendo construídos ou evoluindo o professor não pode deixar de estudar e estar à frente de seus alunos sendo o primeiro a apresentar as novas informações ou o primeiro a mostrar esse novo conhecimento.
Este fenômeno leva a uma alteração significativa no quadro de formação dos professores. Estes precisam de uma constante capacitação e a atualização em seus conhecimentos. Os professores que se recusarem a essa reciclagem poderão ser facilmente substituídos.
Assim, as mudanças que estão ocorrendo na educação e que precisam ser vivenciadas pelos alunos nas escolas passam pelo uso dos computadores, isto é, das Novas Tecnologias da Comunicação e Informação (NTIC’s), que, ao que tudo indica, parecem deter o potencial estratégico para levar em tempo real as mudanças pelas quais o mundo passa. E assim através delas o professor pode rapidamente passar aos alunos essas informações e conhecimentos, fazendo com que o lapso de tempo não exista mais na educação e a escola não se transforme em ”museus” de informações, ao contrário, ensine os alunos a enfrentarem a vida que está sendo vivida. O professor será um orientador de novas formas de ensino/aprendizagem, sendo aquele que intermediará as informações e os meios de acesso a essas informações que melhor satisfaçam às necessidades da turma naquele momento.
Porém, sistema educacional nenhum pode obrigar os professores a se reciclarem ou utilizarem essas NTIC’s. O seu uso será uma opção, uma decisão do professor frente aos seus novos rumos de trabalho e daquilo do que ele considera educação e do que ele considera ensino de qualidade.
Deverá responder perguntas como: o que eu preciso aprender sobre o assunto, até que ponto preciso estudar as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, qual o tipo de meio midiático é melhor para eu me comunicar com meus alunos e pares, qual o grau de conhecimento preciso adquirir com essas mídias, o que preciso mudar em mim mesmo para atender a esse perfil de profissional que interage com as NTIC’s, considero o assunto realmente importante para dedicar meu tempo nele, aprender sobre o tema vai melhorar meu desempenho como professor, minhas aulas ficarão melhores, usar as NTIC’s em sala tornarão meus alunos mais interessados e aprenderão mais e melhor, tenho a motivação pessoal necessária para isso, preciso aprender língua(s) estrangera(s), tenho a tolerância no convívio com essas mídias, tenho a persistência necessária para começar e terminar esses estudos,  já possuo uma visão interdisciplinar utilizando as NTIC's junto a minha disciplina?
Depois de respondidas essas e outras questões, que o professor julgar relevantes, ele poderá optar em usar ou não as NTIC’s em seu favor.
Abraços,  Angela dos Santos Araújo


domingo, 11 de março de 2012

Como usar Objetos de Aprendizagem(OAs) e Aulas digitais nas escolas?

(Clique na imagem e acesse o Objeto de Aprendizagem de História)

Para que uma instituição escolar introduza a informática, é preciso ter em primeiro lugar um projeto político pedagógico, onde serão discutidos os objetivos de sua utilização como ferramenta educativa e a escolha do software educativo que possa ser usado para ajudar a atingir mais fácil e eficientemente os objetivos educacionais, não deixando, portanto, que o computador se torne um brinquedo.
Sem uma perspectiva do que queremos ao usarmos aulas digitais ou OAs, cairemos na mesmice do quadro branco e do livro escolar, só que agora de forma mais sofisticada.
A escola precisa de professores capacitados e disponibilizados a encarar esse novo ícone que é a informática educativa sem medo de que algum dia seja substituído por computadores. É preciso então que haja uma integração entre o meio escolar e o corpo docente, desenvolvendo assim a sociabilidade dos alunos e a familiaridade dos professores com o mundo da tecnologia.
Um grande conhecimento da sua disciplina, sua filosofia e quais as correntes teóricas metodológicas que estão por trás de sua prática pedagógica é fundamental para “colorir” as aulas com esses recursos.
O grande desafio para a educação deste século é fazer com que a escola se sintonize com o Mundo Contemporâneo. Para isso será preciso muita observação, reflexão e debate, com urgência e presteza diante da velocidade com que a técnica e a tecnologia produzidas transformam em obsoletos os sistemas até então em vigor.
A Educopédia vem desenvolvendo Aulas Digitais para ajudar essa conexão: escolas públicas X educação de qualidade. O portal disponibiliza desde os planejamentos de aula por série, disciplina e tema, até o seu desenvolvimento passo a passo. 
Acesse o portal: Clique na Imagem!

Próximo assunto: planejando uma aula digital.
Angela dos Santos Araújo