Uma questão que sempre aparece em nossas escolas é: Como seria o uso inteligente dessa máquina na educação? Seria repetir o que o professor tradicional faz nas salas de aulas com o quadro branco, isto é, passar as informações aos alunos, avaliar e administrar as atividades propostas e realizadas pelo aluno, como se o computador fosse um clone do professor; ou a utilização do computador na educação de forma inteligente, seria incluir mudanças no sistema atual de ensino, fazendo com que este fosse utilizado pelo aluno como uma ferramenta para a construção do conhecimento, possibilitando a ele criar, pensar e manipular a informação?
Acreditamos que uso do computador na educação tem como papel ultrapassar as fronteiras do educar convencional, dando oportunidade às escolas de renovar a forma de se trabalhar os conteúdos programáticos. A informática na educação possibilita ao educando a construção do seu conhecimento, transformando a sala de aula num espaço real de interação, de troca de resultados, e adaptando os dados à realidade do educando.
Segundo Valente: “À educação cabe hoje o papel norteador, para superação das crises do trabalho, transitando do homo studioso para homo universalis”. Não se discute mais, o uso ou não do computador nas escolas; pois a informática é uma realidade na vida social de praticamente senão todas as áreas. No entanto, a questão é como as Novas Tecnologias da Comunicação e Informação - TIC's pode ser utilizada de forma mais proveitosa?
Para responder à essas perguntas buscamos em OLHAR DIGITAL:
Classmate PCs: computadores ajudando no aprendizado nas escolas
Crianças e adolescentes usam a tecnologia para aprender de forma mais fácil e divertida
A matéria também trás links para estudos em algumas disciplinas, o que auxilia, ao professor e ao aluno em buscas de outras fontes para o estudo e o aprendizado.
Confiram no vídeo abaixo: