Educação como pano de fundo!

Sociologicamente a educação deveria estar entre as prioridades nas políticas públicas. Deveria ser o pano de fundo em todas as sociedades. As diferentes culturas, como as indígenas, por exemplo, tratam a educação de suas crianças e jovens com muita seriedade. Trata-se de preservar a própria sociedade indígena. Por que nas sociedades como a brasileira (que tenta incluir as diferenças) ainda está em passos de tartaruga e só apostando na educação quando os jornais noticiam fracassos e fiascos da educação? Precisamos virar notícia para termos uma política educativa de qualidade? Ainda aguardo a inclusão digital da educação nesses primeiros anos do novo século.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

WebQuest


Proposto por é uma investigação cujas fontes são sobretudo, informações veiculadas no ciberespaço. É modelo criado pelo Prof. Bernie Dodge e Tom March, em 1995, onde o Prof. Bernie enfatiza que "devemos saber para fazer e não apenas saber por saber", tendo como alma da Webquest as tarefas. a WEBQUEST, por ser uma página na internet, feita pelo professor, apresentando aos alunos uma tarefa a ser cumprida com base nos conteúdos trabalhados durante as aulas vem a aproximar a realidade aos estudantes.
A webquest consiste em uma metodologia de pesquisa orientada da Web, em que quase todos os recursos utilizados são provenientes da mesma.  Os sites para pesquisa são selecionados, ou indicados, pelo professor, porém, os alunos podem realizar buscas em sites equivalentes. Percebe-se aí um caminho para o desenvolvimento da autonomia e criticidade dos alunos. E permite, também, ao professor se tornar um agente democrático. Aquele que de repente aprende com quem de repente ensina.
A estrutura de uma WebQuest também é muito interessante. Apesar de ser uma atividade usando as NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO e INFORMAÇÃO (NTIC’s) ela divide-se como qualquer atividade dita “tradicional”. Constitui-se em (1) introdução, (2) tarefa, (3) processo, (4) recursos e (5) avaliação.
A intenção de Bernie Dodge era criar um curso para ensinar professores a usar a internet de tal modo que seus alunos se envolvessem em tarefas estimulantes e a aposentar, assim, os "velhos modos de pensar". Mas para que esse aprendizado realmente aconteça o professor deve direcionar as atividades de forma a tornar o aluno co-produtor do processo. Para desenvolver uma WebQuest é necessário criar um site que pode ser construído com um editor de HTML, serviço de blog ou até mesmo com um editor de texto que possa ser salvo como página da Web.
Acredito que o futuro das webquests é incorporar objetos de aprendizagem para tornar mais dinâmico o processo da pesquisa. Esses objetos de aprendizagem poderão ser feitos ou pelo próprio professor, ou pesquisados em sites ou, uma ideia bem legal, seriam os alunos produzirem objetos de aprendizagem com o que aprenderam no webquest.
 “A escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade. (José M. Moran)