Educação como pano de fundo!

Sociologicamente a educação deveria estar entre as prioridades nas políticas públicas. Deveria ser o pano de fundo em todas as sociedades. As diferentes culturas, como as indígenas, por exemplo, tratam a educação de suas crianças e jovens com muita seriedade. Trata-se de preservar a própria sociedade indígena. Por que nas sociedades como a brasileira (que tenta incluir as diferenças) ainda está em passos de tartaruga e só apostando na educação quando os jornais noticiam fracassos e fiascos da educação? Precisamos virar notícia para termos uma política educativa de qualidade? Ainda aguardo a inclusão digital da educação nesses primeiros anos do novo século.

sábado, 29 de outubro de 2011

Computadores ajudando no aprendizado nas escolas

Uma questão que sempre aparece em nossas escolas é:  Como seria o uso inteligente dessa máquina na educação? Seria repetir o que o professor tradicional faz nas salas de aulas com o quadro branco, isto é, passar as informações aos alunos, avaliar e administrar as atividades propostas e realizadas pelo aluno, como se o computador fosse um clone do professor; ou a utilização do computador na educação de forma inteligente, seria incluir mudanças no sistema atual de ensino, fazendo com que este fosse utilizado pelo aluno como uma ferramenta para a construção do conhecimento, possibilitando a ele criar, pensar e manipular a informação? 
 Acreditamos que uso do computador na educação tem como papel ultrapassar as fronteiras do educar convencional, dando oportunidade às escolas de renovar a forma de se trabalhar os conteúdos programáticos. A informática na educação possibilita ao educando a construção do seu conhecimento, transformando a sala de aula num espaço real de interação, de troca de resultados, e adaptando os dados à realidade do educando. 
    Segundo Valente:  “À educação cabe hoje o papel norteador, para superação das crises do trabalho, transitando do homo studioso para homo universalis. Não se discute mais, o uso ou não do computador nas escolas; pois a informática é uma realidade na vida social de praticamente senão todas as áreas. No entanto, a questão é como as Novas Tecnologias da Comunicação e Informação - TIC's pode ser utilizada de forma mais proveitosa?
Para responder à essas perguntas buscamos em OLHAR DIGITAL
Classmate PCs: computadores ajudando no aprendizado nas escolas 
Crianças e adolescentes usam a tecnologia para aprender de forma mais fácil e divertida

A matéria também trás links para estudos em algumas disciplinas, o que auxilia, ao professor e ao aluno em buscas de outras fontes para o estudo e o aprendizado.
Confiram no vídeo abaixo:

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Linguagem da Mídia Impressa: escrita e visual



A partir de estudos teóricos e práticos da relação entre a linguagem escrita e a visual ou do texto e da imagem, desde a invenção da imprensa até o início do século 20,  a "Linguagem da Mídia Impressa: escrita e visual" tem destacado a origem das artes gráficas e as suas principais características no planejamento visual de material impresso.
O tema faz parte do esforço de garantir acesso e domínio das linguagens de informação e comunicação a educadores e educandos de escolas públicas brasileiras, como base para a melhoria na qualidade dos processos de ensino e aprendizagem e construção da cidadania. Busca-se a incorporação, diversificação e integração de linguagens, suportes e meios de comunicação, a leitura crítica, a mediação pedagógica, o estímulo à autoria em diferentes mídias, novas competências, novos olhares e novos saberes sobre as mídias, novas possibilidades de expressão, autonomia e criatividade no ensinar e no aprender. Aborda, como tema principal, a programação visual de páginas impressas.