Educação como pano de fundo!

Sociologicamente a educação deveria estar entre as prioridades nas políticas públicas. Deveria ser o pano de fundo em todas as sociedades. As diferentes culturas, como as indígenas, por exemplo, tratam a educação de suas crianças e jovens com muita seriedade. Trata-se de preservar a própria sociedade indígena. Por que nas sociedades como a brasileira (que tenta incluir as diferenças) ainda está em passos de tartaruga e só apostando na educação quando os jornais noticiam fracassos e fiascos da educação? Precisamos virar notícia para termos uma política educativa de qualidade? Ainda aguardo a inclusão digital da educação nesses primeiros anos do novo século.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PLATAFORMA COLABORATIVA: UMA VIRTUAL REALIDADE


Começaremos nosso assunto com uma pergunta: Por que usar plataformas colaborativas?

A Informática Educativa se caracteriza pelo uso da informática como suporte ao professor, como um instrumento a mais em sua sala de aula, no qual o professor possa utilizar esses recursos colocados a sua disposição. Nesse nível, o computador é explorado pelo professor especialista em sua potencialidade e capacidade, tornando possível simular, praticar ou vivenciar situações, podendo até sugerir conjecturas abstratas, fundamentais à compreensão de um conhecimento ou modelo de conhecimento que se está construindo. 

domingo, 7 de agosto de 2011

Alfabetização Digital


Esta postagem está no Blog "Objetos de Aprendizagem" Educopédia.
Link: Educopédia - Objetos de Aprendizagem
Olá,
Acredito que muitos professores, mesmo os que já estão atuando com as TICs (Tecnologias da Comunicação e Informação) se encontram meio "perdidos" no meio de tantas informações que essas famosas tecnologias trazem.
Perguntas do tipo: Como começar?...Será que o que estou propondo é o suficiente? Bem, estes são exemplos de questões pelas quais muitos já passamos.
Mas para deixar vocês mais intrigados lá vai uma que aposto que alguém já se perguntou: Que tipo de trabalho usando essas famosas tecnologias posso usar com meus alunos?
Outra: Que programas usar com os computadores?
Bem, nem sempre teremos especialistas em Informática, professores Especialistas, e o mais raro, professores Especialistas em Informática.
Então, usando uma terminologia científica de um professor de Informática que tive há tempos e muito eficiente é: "fuçando" a Internet encontrei um Site que pode dar umas boas dicas para pessoas, que como eu, querem tornar as aulas mais prazerosas, estimulantes e o mais importante, que façam a garotada gostar de estudar e quererem mais.
Vale a pena conferir. Convido Vocês a "fuçarem" o Site e vamos ver o que podemos descobrir juntos.
O Link é:
http://www.conteudoseducacionais.com.br/alfabetizacao_digital2.asp
Abraços e bons estudos,
Angela dos Santos Araújo