Educação como pano de fundo!

Sociologicamente a educação deveria estar entre as prioridades nas políticas públicas. Deveria ser o pano de fundo em todas as sociedades. As diferentes culturas, como as indígenas, por exemplo, tratam a educação de suas crianças e jovens com muita seriedade. Trata-se de preservar a própria sociedade indígena. Por que nas sociedades como a brasileira (que tenta incluir as diferenças) ainda está em passos de tartaruga e só apostando na educação quando os jornais noticiam fracassos e fiascos da educação? Precisamos virar notícia para termos uma política educativa de qualidade? Ainda aguardo a inclusão digital da educação nesses primeiros anos do novo século.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Colocando Barra de Menus no seu Blog!


Os Blogs atualmente vêm perdendo a característica de “páginas-diários” para se tornarem “sites” dos mais variados tipos. Os professores que querem criar um blog, não apenas para compartilhar informações e conhecimentos, mas também para criar um espaço de “educomunicação” (educação e comunicação) estão “fuçando” (termo técnico utilizado nas faculdades de telecomunicações) novas ferramentas para agregarem ao seu blog. 
Bem, "fuçando" diversos sites e vídeos sobre o assunto, encontrei um material que, com certeza, ajudará na criação de uma barra de menus.


Fiquei tão empolgada que criei um novo blog aplicando o que aprendi. Se quiserem conferir:





domingo, 17 de julho de 2011

Softwares de autora: auxiliando o professor no ensino/aprendizagem - JClic


O uso de computadores no espaço escolar é uma realidade crescente e inevitável. Logo, os professores que continuam a recusá-la como instrumento capaz de auxiliar e favorecer o processo ensino-aprendizagem acabará se tornando uma mão-de-obra obsoleta e dispensável.
Entretanto, não basta aceitá-la como recurso de aprendizagem sem buscar conhecimentos que permitam utilizá-la de forma adequada e voltada às especificidades da clientela atendida.
Isso implica em uma mudança de postura frente ao processo educativo. O professor deixa de apresentar uma postura imponente e autoritária, característica do ensino tradicional, para de fato ser o mediador, conduzindo a aprendizagem de forma a respeitar o desenvolvimento intelectual de seus alunos e o contexto em que estão inseridos.
Dentro desta perspectiva, a utilização de softwares educativos no processo ensino- aprendizagem pode favorecer a construção do conhecimento através de atividades mais lúdicas, interativas e prazerosas. Contudo, esse recurso só é válido se atender às necessidades educativas da clientela que dele se servirá e em conformidade à concepção pedagógica que segue.
Um dos softwares usados na criação dos Objetos de Aprendizagem, pelos Educopedistas criadores de OAs é o JClic, um software educativo, de caráter livre, que também se enquadra na categoria de software de autoria, que atende de forma mais específica às necessidades de quem o utiliza, isto é, de maneira personalizada. O uso do software de autoria  se distingue dos  demais por  não estar  pronto e finalizado.

Para saber mais, site sobre o Jclic, que contém vídeos tutoriais para você colocar a ‘mão na massa”.>>http://sites.google.com/site/boatecp/jclic
 Angela dos Santos Araújo

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Visitem o Bloguinho Ciep 502

Visitem o Blog! Vídeo com alunos em atividades de letramento, leitura e escrita.
A Escola mostra alunos em contato com a escrita e a importância da leitura e escrita para alunos na Educação Infantil.

http://jornalzinhociep502.blogspot.com/2011/07/brincadeira-tem-hora.html

domingo, 10 de julho de 2011

Efeitos positivos da Multimídia

O uso da informática se faz cada vez mais evidente na educação. A todo o momento os professores sentem que quem não for capaz de usar a informática como instrumental para o ensino-aprendizagem está desatualizado. Mas quais os resultados da informática em relação à maior eficácia da aprendizagem? 
Parece haver um consenso, mesmo que intuitivo, no que diz respeito à ideia de que a multimídia traz bons resultados na aquisição de informação nova, apesar do número de pesquisas sobre isso ainda ser muito pequeno.
Explorar bem o imenso potencial das novas tecnologias nas situações de ensino-aprendizagem pode trazer contribuições tanto para os estudantes quanto para os professores. Algumas delas, apresentadas com mais detalhes, são mencionadas a seguir:
Contribuições possíveis para a aprendizagem:
· Esses recursos estimulam os estudantes a desenvolver habilidades intelectuais; muitos estudantes mostram mais interesse em aprender e se concentram mais; estimulam a busca de mais informação sobre um assunto e de um maior número de relações entre as informações; promove cooperação entre estudantes.
Contribuições possíveis para a função do professor:
· Através das novas tecnologias os professores obtêm rapidamente informações sobre recursos instrucionais; se o potencial das novas tecnologias estiver sendo bem explorado, o professor interage com os alunos mais do que nas aulas tradicionais; Professores começam a ver o conhecimento cada vez mais como um processo contínuo de pesquisa; por possibilitar rever os caminhos de aprendizagem percorridos pelo aluno, as novas tecnologias facilitam a detecção pelos professores dos pontos fortes, assim como das dificuldades específicas que o aluno encontrou, ou aprendizagem incorreta ou pouco assimilada.
Clique aqui para saber mais>>


Veja como um Vídeo pode auxiliar o professor na explicação de sua disciplina. 
Vídeo para explicar o significado e o uso dos ditos populares.
Link do vídeo: Portal do Professor- MEC- Conteúdos Multimídia: