Educação como pano de fundo!

Sociologicamente a educação deveria estar entre as prioridades nas políticas públicas. Deveria ser o pano de fundo em todas as sociedades. As diferentes culturas, como as indígenas, por exemplo, tratam a educação de suas crianças e jovens com muita seriedade. Trata-se de preservar a própria sociedade indígena. Por que nas sociedades como a brasileira (que tenta incluir as diferenças) ainda está em passos de tartaruga e só apostando na educação quando os jornais noticiam fracassos e fiascos da educação? Precisamos virar notícia para termos uma política educativa de qualidade? Ainda aguardo a inclusão digital da educação nesses primeiros anos do novo século.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Voltando as “Redes Sociais”! Blog

Blog
O que é?
Blog nada mais é do que um diario virtual na internet.
Este tem sido considerado o mais usual e rápido espaço para publicar os trabalhos desenvolvidos ou a desenvolver em sua escola. Além, é claro, de ser também uma forma de interagir com um grupo maior de pessoas com um interesse comum.
As vantagens de se criar um blog é a quantidade de informações que você pode disponibilizar, porém uma das coisas que estão “afligindo” as colegas professoras é: Como fazer e hospedar (colocar) na Internet um BLOG? Pensando no grupo que está iniciando sua “carreira de blogueiro(a)” “fucei” diversos blogs e fiz um resumo do que é necessário para seu Blog ir para o ar (entenda: ser colocado na Internet).
Vamos começar com 5 (cinco) passos, bem simples, para um Blog de qualidade.
1)    Eu quero criar um blog
2)   Como criar um blog
3)   Qual a melhor plataforma gratuita para criar um blog?
4)   Comece agora a criar seu blog no Blogger
5)   Como postar seus trabalhos no Blogger


1. Eu quero criar um blog: Você quer criar seu blog mas não sabe por onde começar, como o Blogger funciona? Essa seção ensinará, passo a passo, o que você deve fazer para criar seu primeiro blog e colocá-lo no ar, incluindo como configurar corretamente o Blogger, escolher a aparência (template) ideal para seu blog e publicar sua primeira mensagem.

2. Como criar um blog: Para criar blog no Blogspot você precisa de um Gmail. Esse é o email gratuito do Google. Depois de criar o seu email no Gmail, vá para o site do blogger clicando neste link aqui. Na página principal do blogspot, clique no botão "criar um blog" e preencha suas informações como email do gmail, senha etc. ATENÇÃO: Note que você sempre poderá dar um passo para trás utilizando o botão de "voltar" do seu navegador caso tenha cometido algum erro.


3. Qual a melhor plataforma gratuita para criar um blog? Uma das maiores empresas na internet que disponibiliza o serviço de BLOG GRÁTIS, o Google. No Google o serviço é chamado de Blogger.

4.Crie o endereço do seu blog. Essa parte é simples: escolha o endereço que você deseja para seu blog e pronto! Após preencher suas informações pessoais, está na hora de fazer o blog em si. Escolha o título, o endereço de domínio para que as pessoas possam acessá-lo. Essa é a parte mais complicada para o iniciante.
O endereço do seu blog vai ficar parecido com isso seublog.blogspot.com.

Escolha um template / estilo. O próximo passo é escolher o visual do seu blog. O Blogger oferece uma série de templates, cada um com um estilo diferente para você escolher. O "template" é o formato da sua página, o esqueleto de seu site. Se você entende de HTML poderá alterar o template futuramente ou até criar um inteiramente novo, mas para seguirmos este passo a passo, selecione o que mais lhe agrada dentre os oferecidos pelo Blogger e vamos em frente! Em seguida, clique no botão "Terminar". A próxima página irá se abrir o seu blog será criado na base de dados do Blogger. Agora você está diante da interface do Blogger: é através dela que você administra o conteúdo de seu blog e mexe nas opções de configuração. Essas opções determinam como seu blog será apresentado aos visitantes ou, no caso do "status público", determina até se ele pode ser acessado por qualquer um ou só por pessoas autorizadas. 

Ajustando algumas configurações: Clique em "configurações" na barra superior do Blogger, na área que parece até fazer parte do seu navegador. Na parte de "Formatação" você pode escolher quantos posts aparecem na página principal, em que ordem eles aparecem (se o mais recente fica em cima ou embaixo), acertar o blog para o fuso horário do local em que você vive, a aparência das informações de data e hora que aparecem no topo de cada post e muito mais. Logo abaixo, há a seção de "Arquivo".
 Para maiores informações sobre como funcionam as opções desta seção, vá ao passo a passo específico desta área disponível na página principal de ajuda. Clique em "salvar modificações" para gravar as opções que você selecionou.
Para “postar” seus trabalhos no Blog assim que você digita seu e-mail e senha entra em “PAINEL”.
Clique em  "Postagem".


5. Comece a usar o Blogger: Clique na aba: Postagens para  digitar o seu conteúdo. Você deve saber primeiramente como utilizar a barra de formatação de textos, já que irá utiliza-lá frequentemente em suas postagens.






Como utilizar cada elemento:

 
Utilizado para desfazer ou refazer alguma mudança no texto.


Utilizado para definir a fonte (exemplo: Arial, Verdana) e seu tamanho (exemplo: pequeno, normal, grande).

 Utilizado para formatar o texto estéticamente. B = texto em negrito, I =texto em itálico, U = texto sublinhado, “ABC” = texto tachado

 Utilizado para definir a cor do texto e a cor do plano de fundo do texto.


 Utilizado para adicionar ou remover links (Exemplo de link que te leva a página inicial do nosso blog), inserir imagens, vídeos e resumir a postagem.

Ícone de postagem expandida: A postagem expandida é um recurso que permite criar resumos expansíveis em suas postagens do blog para que as postagens maiores sejam exibidas como uma introdução com o link Mais informações.
É fácil criar as expansões das postagens de seu blog diretamente no Editor de postagem, sem a necessidade de alterar os códigos HTML. Primeiro, decida em que ponto da postagem deseja criar a expansão e coloque o cursor sobre o local escolhido.
Quando o cursor do mouse estiver sobre o ponto de expansão, clique no ícone Inserir expansão na barra de ferramentas ().
Quando você clica no ícone, uma barra cinza é inserida no ponto do cursor, para ilustrar em que local da postagem a expansão será exibida. A barra pode ser arrastada, por isso é possível reposicioná-la após a inserção.
Depois de decidir o local da expansão, a postagem já está pronta para publicação. Após a publicação, você perceberá que o link Mais informações está posicionado no local definido para a expansão:
Quando você clica no link Mais informações, o texto completo da postagem é exibido.
O recurso "Expandir postagem" não altera a forma como sua postagem é exibida em seu feed. Para configurar as opções de feed de postagem, acesse Configurações | Básico | Outro e edite "Permitir feed de blog".




 Utilizado para definir o alinhamento do texto (à esquerda, ao centro, à direita, justificado), para criar listas numeradas ou com marcadores, inserir citação e remover toda a formatação feita na postagem.
Exemplos:
Lista numerada
  1. Item 1
  2. Item 2
  3. Item 3
Lista com marcadores
  • Item 1
  • Item 2
  • Item 3
Citação
Este é um exemplo de citação

 Utilizado para verificar a ortografia do texto da postagem.

Agora que você já sabe como formatar o texto, que tal então criar uma nova postagem no blog? 

Ao entrar na página de nova postagem do blog temos o seguinte quadro:

 Dê um título para sua postagem, por exemplo: Os melhores filmes de 2010
 Neste campo é onde você deve escrever sua postagem.
 Defina os marcadores para sua postagem, lembre-se de separar cada marcador por uma vírgula. Marcadores em outras palavras são: categorias.
O resultado seria este:


Antes de publicar sua nova postagem, clique no link “Opções de postagem”. Agora vamos entender cada uma das opções:


Comentários dos leitores: Defina se nesta postagem seus leitores poderão, ou não, enviar comentários.
Editar quebras de linhas HTML: Defina se as quebras de linhas serão por meio do “Enter” ou por tags
Configurações de criação de mensagem: Defina se o browser (navegador) irá interpretar o HTML digitado ou se irá mostrar o HTML literalmente (em forma de texto).Exemplos:
Texto centralizado, o HTML está sendo interpretado.








Texto centralizado, o HTML está sendo mostrado literalmente, ou seja, em forma de texto

Data e hora da postagem: Defina se a postagem será publicada imediatamente ou se ela será agendada para ser publicada daqui 2 dias, por exemplo.
Temos 3 botões abaixo das opções de postagem:
Visualizar: Clique neste botão para visualizar como a postagem irá ficar em seu blog.
Salvar: Clique neste botão para salvar o que já foi feito na postagem.
Publicar postagem: Ao finalizar, clique neste botão para publicar a postagem em seu blog.
É isso aí, espero que este material tenha lhe ajudado a entender os recursos que o Blogger nos fornece na criação de uma nova postagem. 
Continuaremos falando mais um pouco sobre Blogs com o objetivo de mostrar outras ferramentas que farão seu Blog se tornar mais "profissional". Qualquer dúvida "poste" um comentário e mande um (clique) e-mail  para resposta.
O material acima foi retirado dos seguintes Blogs que recomendo para um aprofundamento para construção de Blogs:
CRIAR 1 BLOG PASSO A PASSO:http://criar1blog.blogspot.com/
Angela dos Santos

quinta-feira, 24 de março de 2011

Redes Sociais


Redes Sociais: brasileiro é o que mais acessa
Depois do filme A Rede Social:
 “Em uma noite de outono, em 2003, graduado em Harvard e gênio em programação de computadores, Mark Zuckerberg se senta em seu computador e acaloradamente começa a trabalhar em uma nova idéia. No furor dos blogs e programação, o que começa em seu quarto logo se torna uma rede social global e uma revolução na comunicação. Em apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Mark Zuckerberg é o mais jovem bilionário da história... Mas para este empresário, o sucesso traz complicações pessoais e legais. Do diretor David Fincher e do roteirista Aaaron Sorkin, A Rede Social é um filme que prova que não é possível chegar a 500 milhões de amigos sem fazer alguns inimigos. O filme é produzido por Scott Rudin, Dana Brunetti, Michael De Luca e Ceán Chaffin; e baseado no livro "The Accidental Billionaires" escrito por Ben Mezrich.” http://www.filmesdecinema.com.br/filme-a-rede-social-6964/

14 anos‎‎ - Drama‎‎ - Legendado
Numa noite da primavera de 2003 Mark Zuckenberg gênio da computação de Harvard senta-se à frente deu seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Num rompante de blogar e programar o que surge ali em seu quarto é uma rede social que revolucionaria o conceito de comunicação. Seis anos e 500 milhões de amigos depois Zuckenberg é o bilionário mais jovem da história. Mas tudo tem seu preço.

Resolvi falar um pouco sobre o assunto.
Entende-se por Rede Social como “uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos.” (Definição: Wikipédia).

Atualmente na web, as redes sociais estão presentes em sites de relacionamento online, e muitas vezes é possível se construir uma rede de contatos dentro de sites de social media. Os exemplos mais populares de redes sociais são o orkut, facebook, e myspace.
As redes sociais podem ser consideradas um meio de se conectar a outras pessoas na internet. Os sites de redes sociais geralmente funcionam tendo como base os perfis de usuário - uma coleção de fatos sobre o que um usuário gosta, não gosta, seus interesses, hobbies, escolaridade, profissão ou qualquer outra coisa que ele queira compartilhar. 
O objetivo das redes sociais é juntar um grupo de pessoas com quem você esteja interconectado por um ou mais fatores. 
O diferenno uso dcial das redes sociais, ao contrário dos sites, além de espalhar links externos (os sites comuns também o fazem), é poder fazer com que esses links externos sejam acessados por o máximo de pessoas possíveis. Isso se consegue criando uma forte rede de contatos de possíveis pessoas que gostariam de apreciar seu conteúdo.

A pergunta que as pessoas que não estão usando essa tecnologia realmente se fazem é "por quê?". A maioria das pessoas que se envolve com o Facebook e o Twitter veem benefícios tangíveis (e alguns intangíveis). Quando você cria uma rede social, elas tendem a funcionar muito com as redes de relacionamentos no mundo real.
Você vê notícias, discute problemas do trabalho e da vida particular, compartilha suas ideias e tem acesso a experiência e expertise a que não teria acesso de outra forma.
Contatos são contatos, estejam eles online ou no "mundo real". A velha frase "não é o que você sabe, mas quem você conhece" é verdadeira - quanto mais pessoas você conhecer, melhor. Talvez aquele seu velho amigo do ginásio esteja começando um novo negócio e precise da sua expertise. Definitivamente, conhecimento é poder.Para isso busque sempre compartilhar links com pessoas que tenham interesse no seu conteúdo, submeta seus links em comunidades ou categorias relacionadas ao tema de sua submissão, e aos poucos torne-se alguém “importante” dentro da rede social da qual você atua. E mais um ponto importante: não use de técnicas desonestas como spam* para se promover em uma rede social. As conseqüências podem ser ruins, podendo resultar em punições, para você e para o site ou blog de onde você está postando a notícia.
*Spam é o nome dado para as mensagens eletrônicas, e-mails, recados no orkut ou mensagens no celular, que são enviadas aos usuários sem o seu consentimento. Em outras palavras, spam é um lixo eletrônico, utilizado principalmente para fazer propagandas e em casos mais graves, enviar pornografia, vírus ou pior ainda, roubar suas informações de sua conta corrente, por exemplo.
Leia mais no Baixaki:

quarta-feira, 23 de março de 2011

Por que montar um projeto político pedagógico com o uso do computador?

As mentalidades e as práticas sociais e humanas estão se transformando. E para o início do século teremos um avanço tecnológico importante que irá ampliar o valor da informação, concretizando a passagem da sociedade industrializada para a sociedade da informação.
          Como a educação do futuro poderá prepara o indivíduo para integra-se no seu contexto universal, se a vida não é uma fatalidade previsível de ser modelada, ao contrário, é desafiadora, com um sem número variável e de mudanças, com transformações carregadas de ambigüidades e de incertezas, nem o homem uma  massa passível de ser modelada, porém, um ser que a cada dia se vê diferente do que era, um ser que precisa ser mutatis mutantis para se ajustar e sobreviver no meio em que vive.
          A aplicação da Informática na educação é uma realidade que já se faz sentir em alguns núcleos educacionais, mas faz-se necessário e preciso, ampliar este universo para a nossa sociedade globalizada. Porém, é necessário estabelecer o como fazê-lo.
Angela dos Santos

Pensando na Informática na Educação


Se a educação atual não absorveu as Tecnologias mais simples como a do próprio livro, os satélites e os computadores não conseguirão desempenhar a contento seu papel de auxiliar a transmissão do saber.  
É fácil pressupor que As TIs (Tecnologias da Informação) irão robotizar os alunos. Mas o educador, consciente de seus deveres, bom profissional, capacitado técnica e pedagogicamente terá o cuidado de dialogar com os alunos, mostrando que o que muitas vezes se tornará mecanizado serão os diferentes processos na atuação da prática docente.
  
Educar não é mais “prever as necessidades sociais”, mas sim preparar os jovens para o imprevisível, isto é, desenvolver a capacidade de resolução de problemas, trocando-se a ênfase de determinados conteúdos curriculares para uma ênfase sobre as técnicas de ensino.

Pode-se ensinar qualquer coisa que se queira desde que se use um método que auxilie a transmissão da educação, pois não há ensino sem método. E por melhor e mais estimulante que o computador possa parecer, sem um método que lhe direcione os passos, o computador não será diferente dos outros recursos didáticos.
 Angela dos Santos

Aplicação da Metodologia de Projetos na Informática Educativa

Que mundo nos espera no futuro e como poderemos nos preparar para interagir com ele?
          A humanidade se vê diante do desabrochar de um ciclo e início de outro, em que a evolução se mescla com a revolução dos conhecimentos e aonde a microeletrônica, a informática, a teoria dos sistemas, a clonagem, as ciências biomédicas, as ciências da comunicação e da informação, contribuem para que toda a sociedade se modifique. Esses campos da ciência e outros prometem transformações ainda mais profundas com inovações que certamente provocarão mudanças no convívio ciência X cultura X sociedade.
          Já podemos sentir as influências desse trinômio ao vermos a turbulência nos ambientes de negócios, nos desequilíbrios que os governos apresentam ao lidarem  com seus déficits públicos, privatizações e questões sociais como o desequilíbrio de distribuição de rendas, modos de produção e consumo, e com os baixos rendimentos nas escolas, e por que não dizer também ,  nos cursos superiores, quando foi criado o "provão", para ver a qualidade dos profissionais que iriam atuar no mercado?
Angela dos Santos